Carros sob custódia da Settran são incendiados em Itabuna
Nesta segunda-feira, 17, uma equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna vai vistoriar a guarita e o pátio do aeroporto Tertualiano Guedes de Ponho, onde funciona a Settran, para preparar um relatório circunstanciado que será apresentado ao prefeito Claudevane Leite, junto com o boletim de ocorrência registrado na 7ª Coorpin, relatando sobre o incêndio provocado por manifestantes e que destruiu motos e carros guardados no local e que aguardavam leilão.
O boletim de ocorrência foi registrado na tarde deste domingo na 7ª Coordenadoria do Interior da Polícia Civil da Bahia – Coorpin pela Settran depois do ataque de um grupo de manifestantes, que atearam fogo nos veículos causando a destruição de 11 carros e 10 motocicletas velhas, além do desaparecimento de outras 20 motocicletas em condições de uso que estavam separadas em lotes para leilão. O ataque ocorreu após protestos de moradores do bairro Lomanto Junior pela morte de um menor atingido por uma viatura da Polícia Militar.
O titular da Settran, Clodovil Soares, informa que, além do boletim de ocorrência, foi requisitada perícia técnica ao Departamento de Polícia Técnica para apurar a extensão dos danos causados pelo fogo aos veículos e motos estacionados no pátio da Secretaria. A Settran também solicitou da Polícia a identificação dos cerca de 30 manifestantes que atearam fogo, arrombaram armários da guarita, apanharam chaves e teriam liderado a subtração das motocicletas, a maioria apreendidas em acidentes ou problemas de trânsito, mas não reclamadas.
“Pedi à Polícia que nos ajude a recuperar as motos, já que a subtração pode comprometer o leilão público que estamos preparando em cumprimento à legislação”, explicou o secretário. Segundo Clodovil ele, os equipamentos e dependências da Settran não sofreram avarias ou danos e as motos e veículos da Prefeitura e da Escola Municipal de Trânsito foram recolhidas a um pátio terceirizado. O Guarda Civil Municipal de plantão também nada sofreu.Um inquérito militar será aberto para investigar as circunstâncias da morte do garoto de 13 anos, atropelado por uma viatura da PM hoje pela manhã em Itabuna. Pelo menos esta é a garantia do comandante do 15º Batalhão da PM, Ubiraci Barbosa, durante entrevista.
Atropelo - A crise na segurança pública de Itabuna, neste final de semana, aconteceu após uma ação policial que resultou na morte de uma criança de 13 anos, no bairro Lomanto. Para o tenente-coronel, a morte do menor Nadson Pereira de Almeida foi uma fatalidade. Ubiraci falou ao Correio. Moradores do Lomanto dizem que a viatura da guarnição que fazia abordagens no Lomanto teria passado duas vezes por cima do corpo do menor, na Rua Jorge Amado. Os policiais que estavam na viatura negam que tenha ocorrido atropelamento.